Terra Nova

Desde sua fundação, a Flip foi acumulando, ano após ano, uma experiência em integrar diferentes linguagens artísticas. Essa característica se manifesta em todos os seus movimentos, das mesas do Programa Principal às outras ações que promove na cidade. Uma de suas forças e particularidades é justamente esse interesse pelas experiências que a dimensão da arte pode proporcionar ao público em um determinado espaço urbano. O território de Paraty, sua natureza e as relações ali estabelecidas criaram e deram sentido à Flip. De modo similar, um fenômeno geomorfológico agora impulsiona a criação de outro dispositivo artístico.

O processo de sedimentação faz com que, de grão em grão, partículas de terra sejam arrastadas pelos rios até a baía de Paraty, dentro da baía de Ilha Grande, com suas águas duplamente abrigadas. Esses grãos acumulados vão, ao longo dos anos, formando um novo pedaço de terra na frente da cidade. Essa é a terra nova, que em 1827, quando Jean-Baptiste Debret fez uma gravura do centro histórico de Paraty, ainda não existia.

Vem daí o nome do novo módulo de artes visuais da Flip, que se conecta com as questões que permeiam Paraty, seus moradores e visitantes, e que se propõe a desenhar novos percursos para a vivência na cidade. Nesse território em constante disputa por variadas forças — das naturais às humanas —, a arte pública tem um importante papel a desempenhar na construção de olhares mais críticos e sensíveis.

Esta primeira edição, com curadoria de Fernanda Diamant, conta com a instalação No ar de Laura Vinci e o espetáculo Máquinas do mundo do núcleo de arte da mundana companhia de teatro. Com consultoria e relacionamento institucional de Mariana Dupas, indispensável apoio dos patronos fundadores, de colaboradores, de apoiadores e de instituições parceiras, o Terra Nova nasce com a mesma disposição da Flip em relação às cidades: integrar e ativar espaços públicos pelas artes.


Patronos fundadores
Regina Pinho de Almeida
Eleonora e André de Luca
Leilah Assumpção
Rubens Naves
Rodrigo Bresser Pereira


apoio





colaboradores












parceiros institucionais