Sabores de Paraty

Em 2017, a cidade de Paraty ganhou o selo da Unesco (braço cultural da Organização das Nações Unidas) de Cidade Criativa pela Gastronomia. A rede de Cidades Criativas reúne 180 cidades, em 72 países diferentes — no Brasil, apenas Belém (PA) e Florianópolis (SC) também possuem o título.

Por sua diversidade cultural, seu dinamismo local, seus circuitos turísticos com alto valor agregado, seu know-how receptivo ao público internacional e a eventos de grande porte, Paraty possui todos os requisitos para contribuir plenamente com essa rede de cidades criativas.

Diferentes chefs brasileiros e estrangeiros atuam nos restaurantes do Centro Histórico e arredores. Esses profissionais criam a partir da rica diversidade culinária da região. Além disso, ao caminhar pela cidade, é possível encontrar diversas barracas com variedades da comida típica, carrinhos pilotados por vendedores de doces caseiros, quiosques praianos especializados em comida caiçara, entre outros atrativos que tornam Paraty uma experiência gastronômica única.

Mistura de sabores tradicionais

O termo “caiçara” deriva da língua tupi, designando os cercados utilizados para pescar; aos poucos, por associação, passou a ser usado para se referir aos moradores dos litorais. A culinária paratiense tipicamente caiçara consiste em um cruzamento de ingredientes indígenas, portugueses e africanos — como costuma acontecer no Brasil, país onde as três culturas se misturam constantemente entre si.

Da culinária indígena, encontramos pratos como o Azul Marinho — peixe enrolado em folha de banana e assado na fogueira. A ciência de utilizar a mandioca e a produção de farinha, bases das iguarias oferecidas durante as rezas de santo, também fazem parte deste conjunto. Da influência portuguesa, o peixe assado em telha canal, as sardinhas assadas na brasa, o cozido de carnes e as doçarias foram os legados mais importantes. Por fim, da culinária africana, foram incorporados ingredientes como o cuscuz de farinha de milho, o gengibre, o coco e o amendoim, que geram doces como a cocada e o pé de moleque. Ao visitar Paraty, não deixe de provar o caldo de camarão e os pastéis de palmito, servidos entre as delícias tradicionais nas festas da cidade.