Leitor adulto não brota do vazio

Belita Cermelli
diretora geral
programa educativo

O leitor adulto é fruto maduro de uma infância nutrida por histórias, letras, formas, livros, poesia, canções, diálogos e trocas afetivas. Leitores maduros são capazes de interpretar e reinterpretar, de fazer uso do que a leitura traz aos seus olhos, ouvidos e corações — em suas próprias vidas, portanto. No Brasil, majoritariamente um país de não leitores, a realidade indica grande parte da população como analfabeta funcional — situação que teve pouca alteração nos últimos anos.

Num momento como a Flip, um festival de ideias, que tem a literatura no centro das discussões, o contraste causado pelas desigualdades torna-se ainda mais forte. Surpreendo-me com a falta que temos em integrar diferentes nichos e grupos sociais, nos influenciando mútua e positivamente, e somando esforços para transformar nossos mundos.

Lemos para sermos capazes de também ler o mundo. Basta abrir os olhos para percebermos que a literatura feita para crianças é “coisa de gente grande”. Ela não é produto, nem segmento de mercado, mas um meio belo, prazeroso e muito eficaz, de formar leitores — uma missão que não se restringe às escolas ou às famílias, tampouco se resolve entre as paredes de uma biblioteca ou por ocasião de eventos literários. A construção de leitores se dá como processo contínuo e permanente, e possibilita pertencimento às pessoas, independente dos papéis sociais que as definem.

Discutir o (não) lugar da literatura infantil e juvenil, a presença das mulheres no meio literário, voltar-se para nossas raízes culturais, saber do drama dos atingidos por crimes ambientais, conhecer iniciativas populares, homenagear nossos heróis centrais e periféricos, fortalecer a participação comunitária, mostrar o que costuma ficar invisível, criar espaços com livros de qualidade, mediar leituras, contar histórias, dialogar com quem escreve e com quem lê, mexer o corpo, se aproximar do mar, viver um mundo utópico por alguns dias, tentando lastrear isso tudo em ações de permanência: estamos falando de uma Festa como as melhores que Paraty pode oferecer.

Bem-vindxs à Flip!