FlipZona

O Educativo Flip promove a FlipZona (https://flipzona.wordpress.com/) desde 2009 e nos últimos anos tem sido fundamental a parceria com o Instituto Asas Comunicação Educativa. Dirigida a um público de adolescentes e jovens, entre 13 e 20 anos, a iniciativa formativa nasceu para, a partir da produção multimídia, aproximar os jovens do universo literário, promovendo ações educativas e culturais que resultam na convergência entre literatura, patrimônio cultural local, educação midiática e novas tecnologias.

O projeto baseia-se na metodologia da Educomunicação e nas diretivas de Alfabetização Midiática e Informação (AMI) propostas pela Unesco, que entendem a educação midiática como pré-requisito para o exercício da cidadania e dos direitos humanos e para o fortalecimento democrático. As iniciativas educativas e culturais empreendidas pela equipe da Central FlipZona atendem os jovens da região de Paraty, estudantes de escolas públicas e privadas de zonas rural e urbana, e acumulam importantes experiências na mobilização e articulação comunitária, tendo os próprios jovens como protagonistas.

Com a centralidade das mídias e das novas tecnologias nas mais diferentes dimensões da vida humana, parece-nos incontestável que o desenvolvimento e a participação ativa da juventude de hoje pressupõe que crianças e jovens saibam acessar, filtrar, interpretar, produzir e disseminar informações e conhecimentos e – ainda mais importante – fazer isso de forma crítica.

Originalmente desenvolvidas de forma presencial, as oficinas da Central FlipZona estimulam e valorizam a autonomia crítica dos jovens, bem como a potência criativa e transformadora da juventude. Em 2020, em formato adaptado para o online, a programação conta com formação em alfabetização midiática e informacional e os Encontros TMJ, em que jovens paratienses protagonizam uma série de lives coletivas.