Educativo

O Educativo Flip surgiu com a primeira edição da Flip, em 2003, com o objetivo de atender as crianças de Paraty e entorno. No ano seguinte, a Flipinha aconteceu pela primeira vez, e em 2009, a FlipZona, dedicada aos jovens. Junto com a Biblioteca Comunitária Casa Azul, o Educativo, hoje, contempla todas estas atividades, oferecendo programação cultural, acesso à literatura, formação em mediação de leitura e doações de livros em ações que não se restringem aos dias de Flip. 

Frente ao cenário imposto pela pandemia, e com base na permanente atuação na região de Paraty, o Educativo Flip adaptou as ações educativas/formativas e culturais que tem realizado nos últimos dezoito anos, usando as plataformas digitais.

Nestes anos todos, as ações só foram possíveis com o apoio de alguns parceiros que atuam em diálogo conosco visando a formação de leitores e promoção da leitura e escrita em Paraty. Fica nosso agradecimento à Rede Mar de Leitores e às bibliotecas comunitárias que integram essa rede; à Secretaria Municipal de Educação de Paraty; ao Itaú Social, pelo financiamento das ações de apoio emergencial durante a pandemia, pela doação de livros para crianças de Paraty e pela viabilização da tradução em libras das mesas da Flipinha.

História

2003: Primeira Flip

Aconteceram as primeiras ações do Educativo Flip. Ana Maria Machado foi a presença marcante da literatura infantil e juvenil. Início das ações de doações de livros que continuam ininterruptamente ano a ano até hoje.

2004: Surge o nome Flipinha para as ações educativas.

2005: Nasce a Biblioteca Comunitária Casa Azul no bairro do Pontal em Paraty.

A Biblioteca surgiu espontaneamente a partir do interesse dos moradores pelos livros de autores convidados das várias edições da Flip que estavam no escritório da Flip.

2009: Surge a FlipZona

Módulo da programação voltado para os jovens. Como Ponto de Cultura foi possível comprar equipamentos e os jovens de Paraty passaram a receber formação em audiovisual, produção cultural e redes sociais/mídias digitais.

2013: Mudança da Biblioteca Comunitária Casa Azul do Pontal para a Ilha das Cobras.

2017: Direcionamento para o programa

Definidos os princípios norteadores do Educativo Flip: protagonismo, intersetorialidade, parceria, intergeracionalidade.

2020: Pandemia

A Biblioteca Comunitária Casa Azul precisa fechar suas portas ao público, mas mantém algumas de suas ações de forma online e oferece apoio emergencial a famílias de Paraty. Flipinha e FlipZona, assim como a Flip, acontecem pela primeira vez em ambiente online com transmissão pelos canais da Flip (site, youtube e facebook).