Flip 2005 – Oficina Literária

Mais uma vez a Flip abre espaço para jovens talentos das brasileiras. Nesta edição da oficina literária, cinquenta escritores iniciantes participam de três aulas com Raimundo Carrero, ficcionista que foi um dos destaques da festa literária com o mote “Os segredos da ficção”. Nos encontros, o escritor pernambucano discute os elementos básicos dessa arte a partir de de autores como Flaubert, Kerouac e Vargas Llosa. 

Na primeira aula, “A voz narrativa”, Carrero trata das várias modalidades de narrador e da relação entre este e a personagem-leitor. A segunda, “O processo criador”, versa sobre temas que qualquer aspirante busca aprimorar: intuição, técnica e composição. A última aula é intitulada “A construção da personagem”. 

Raimundo Carrero nasceu em Salgueiro (Pernambuco), e com o romance As sombrias ruínas da alma ganhou o Jabuti 2000; com a obra Somos pedras que se consomem, os prêmios APCA e Machado de Assis de 1999. Entre outros, publicou ainda Ao redor do escorpião… uma tarântula? 2003). Durante a Flip 2005, lançará Os segredos da ficção: uma arte de escrever narrativas