Flip 2013 – Oficina Literária

Encontro anual voltado à formação, a Oficina Literária promovida pela 11ª Flip teve como tema o ensaio, gênero fronteiriço entre o jornalismo e a literatura. O curso aconteceu entre os dias 4 e 6 de julho, realizado em parceria com a revista serrote, do Instituto Moreira Salles e coordenado por Paulo Roberto Pires, editor da publicação. As aulas tiveram a participação do jornalista e escritor brasileiro Francisco Bosco e do ensaísta e escritor britânico Geoff Dyer.

Uma vez realizada a oficina, os quinze alunos participantes (selecionados entre os mais de cinquenta inscritos) tiveram um mês para enviar seus ensaios concluídos para o professor, que os devolveu comentados. Os três melhores ensaios serão publicados em forma de e-book e disponibilizados gratuitamente para download no site da revista serrote.

Oficina de arquitetura e urbanismo

A existência de um aeroporto na área urbana de Paraty dividindo a cidade em duas partes muito distintas, centro histórico e periferia, foi um dos temas que mais mobilizaram os participantes da Oficina de Arquitetura e Urbanismo, que contou com dezoito alunos de três das mais importantes escolas de arquitetura do país.

A tônica das propostas desenvolvidas pelos estudantes nos quatro dias da oficina foi a necessidade de integrar essas duas metades da cidade, criando pontes, reais ou simbólicas, para aproximar a cidade que abriga o patrimônio material e histórico e a cidade onde está o patrimônio imaterial: os saberes e fazeres dos paratienses.

Promovida pela Associação Casa Azul, que realiza a Flip, a oficina teve como objetivo promover a reflexão sobre o território e as questões urbanas de Paraty e contou com a participação do arquiteto português Eduardo Souto de Moura, ganhador do prestigioso Prêmio Pritzker em 2011 e um dos convidados da Flip 2013. Os arquitetos Antonio Carlos Barossi (FAU-USP), Carla Juaçaba (PUC-RJ), Marta Moreira (Escola da Cidade), o português Nuno Sampaio, além de Mauro Munhoz, diretor presidente da Casa Azul, orientaram o desenvolvimento dos trabalhos.