Flip 2009 – O ofício do verso

A Oficina Literária da Flip 2009 tem como tema a poesia. Os encontros serão conduzidos pelo poeta Carlito Azevedo. Em quatro aulas de uma hora e meia, os trinta participantes terão a oportunidade de criar textos originais e debatê-los com Carlito. Os alunos vão rever os principais recursos formais da poesia em língua portuguesa, tais como ritmo, prosódia e figuras de linguagem, realizar exercícios criativos e discutir as implicações do verso metrificado, do verso livre e das formas contemporâneas de produção poética. Os três melhores poemas escritos pelos alunos serão indicados para publicação na revista Bravo!.

Desde a primeira Flip, em 2003, as oficinas literárias desempenham papel de relevo e já tiveram coordenadores como Milton Hatoum, Joaquim Ferreira dos Santos, Arthur Dapieve, Silvio Ferraz, Lucrecia Martel e Sérgio Machado. A oficina deste ano vai aproximar jovens autores, população local e amantes da poesia de um dos maiores autores brasileiros de hoje. Carlito Azevedo é autor de Collapsus linguae e de Sublunar.

A oficina é também uma extensão da homenagem prestada pela Flip 2009 ao escritor pernambucano Manuel Bandeira, autor de LibertinagemEstrela da manhã e outros clássicos da poesia brasileira moderna.