Diferentes linguagens, diferentes culturas

A Flip é um momento de integração entre as artes e diferentes autores, de diversas origens. A Flip+, desenvolvida com o objetivo de reunir os parceiros da Festa Literária e seus conteúdos, é um espaço onde as manifestações do Programa Principal e do Programa Educativo se encontram com as ações de seus parceiros.

Este ano, a Flip+ recebe uma programação ampla de exposições, debates e manifestações artísticas que expandem as linguagens da Festa Literária, fortalecendo pontos de contato entre a literatura e a ocupação do território de Paraty.

O Cinema da Praça é um local de convivência, situado no coração da Praça da Matriz, que recebe programação audiovisual. Este ano, além de um programa elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura de Paraty, o espaço recebe uma pequena mostra, com curadoria de Fernanda Diamant e Ismail Xavier, de longas-metragens dedicados à iconografia e aos personagens do sertão.

A Flip+ recebe, ainda, uma série de conversas, performances e uma sessão de slam, ampliando as abordagens da literatura por meio de debates centrados em políticas de leitura, de rodas de conversa dedicadas à obra de Euclides da Cunha e de manifestações performáticas com enfoque nas experiências artísticas.